Core do cão grande
Cães grandes tem uma possibilidade de lesão maior em, quadril e juntas.....movimentação de articulações, artrite, artrose, luxações, displasia e muitos outros problemas
que são comuns a cães grandes e agravados com o avanço da idade.
Os problemas do quadril podem ser bastante comuns em cães maiores, mas o fortalecimento da força do núcleo pode ajudar a tirar a pressão das articulações.
Você pode fazer isso fazendo com que eles participem de uma série de exercícios que envolvem seu núcleo, por exemplo, em pé nas placas de oscilação.
o fortalecimento se da em músculos, protegendo tendões, ligamentos, etc;
fundamentalmente os músculos potentes exigindo menos dos demais grupos
Fortalecer O “Centro De Poder”
Fortalecer o núcleo é tão importante para os cães quanto para as pessoas. Muitas pessoas buscam coisas tremendas de seus cães - na pista, no campo, na água, em casa - mas há muito que um programa de treinamento pode alcançar. O cão também precisa estar preparado para ser treinado. Em técnicas modernas, muita ênfase esta sendo colocada não em como treinar, mas em todos os outros fatores que ajudam os cães a alcançar o melhor desempenho e evitar lesões.
Um roteiro conhecido: quero que meu filhote seja apenas um filhote e deixe que seu cérebro absorva as coisas antes que o programa de treinamento formal comece.
O que ele aprende será uma função da minha habilidade como treinador.
E o que acontece com ele fisicamente será uma questão de o que seus genes predispõem a ele e, de forma natural.
treinando seu cão também em casa
Mas há uma maneira de começar a desenvolver fisicamente cães jovens ou idosos para os desafios que eles enfrentarão nas tarefas que seus donos colocam diante deles - mesmo que essas tarefas sejam jogos de bola de tênis e brincadeiras no quintal ou na praia. E o cão que é mais saudável, sem lesões incômodas, mancar ou solavancos desnecessários, estará mais pronto para aprender e se divertir - e para prolongar o aprendizado e se divertir continuamente.
"Estabilização ou fortalecimento do núcleo",
"envolve exercícios específicos e técnicas de treinamento muscular que visam aumento da força, flexibilidade, simetria e resistência dos músculos do núcleo vital - os músculos abdominais, espinhais e pélvicos. Você pode pensar nisso como 'Pilates para cães' ”.
A “força do núcleo” tem sido a expressão de interesse na aptidão humana por muitos anos e por um bom motivo. Nossos músculos centrais sustentam nossas costas e refletem qualquer tipo de movimento e atividade que fazemos. Quando esses músculos são fracos, outros músculos "periféricos" - e ligamentos, articulações, tendões e tudo o mais que sustentam nosso sistema esquelético - devem compensar e sofrem
com isso.
Eles não foram projetados para executar suas funções e apoiar a parte superior do corpo também. É tudo sobre diminuir a carga de estresse no resto do corpo, e com uma base sólida no núcleo, você coloca a si mesmo - ou seu cão - no caminho para atingir o máximo desempenho. E de uma maneira segura.
Veterinário fisioterapeutas são apaixonados pelas vantagens que um programa de fortalecimento do núcleo fornece aos cães, tanto o cão de desempenho como o cão de trabalho, e também o animal de estimação médio da família.
“O núcleo é o 'centro de poder', por isso é vital maximizar o desempenho em todos os aspectos - poder, velocidade, equilíbrio, controle, flexibilidade, etc.
Mais importante, porém, e na minha opinião,
é que é a melhor maneira para diminuir o risco de lesões.
“A maioria das lesões em cães de desempenho / trabalho ocorre quando - e até porque - a fadiga fisiológica se instala”, “Fadiga fisiológica é quando a função neuromuscular é diminuída, mesmo que o cão não esteja 'cansado' - isto é, o cão ainda está se esgotando.
Isto é especialmente verdadeiro para os músculos do núcleo. Tanto o uso excessivo quanto as lesões traumáticas agudas ocorrem durante ou por causa da fadiga fisiológica. Então, a linha de fundo, a estabilização do núcleo é a chave para a segurança e o sucesso. Não conheço nenhum programa de treinamento de atletas de elite que não se concentre no fortalecimento do núcleo.”
Nossos cães de casa, devem começar o quanto antes o fortalecimento, assim como em qualquer idade se não começou cedo, a imensa maioria de lesões nos cães de casa ocorre
em partidas (movimento de repouso para partida imediata)
exemplos: esta deitado e toca a campainha
esta na cama e pula rapidamente porque alguém chegou ou um barulho
sai em disparada atrás de um brinquedo ou pássaro, etc
Como agravante temos que ter em mente que a natureza dos cães é perder massa muscular com o avanço da idade
independente de idade, pulos e saltos são grande fonte de lesões
use sempre escadas e rampas para cama, sofás e veículos
“Você pode começar o fortalecimento o mais cedo possível na vida de um cachorro.
Essa é a beleza deles - eles são muito seguros, ajudam muito no desenvolvimento e também contribuem para o treinamento de obediência. Mas eles são definitivamente úteis para a vida inteira do cachorro. Quanto mais cedo melhor para efeitos duradouros, mas é absolutamente benéfico, não importa quando você comece. ”
Antes de desenvolver um programa, consulte tudo com seu veterinário especialista; mas como você verá, estes são exercícios seguros. Realmente, são apenas algumas novas formas no treinamento básico de obediência e no desenvolvimento de práticas de socialização normais e seguras que todos nós empregamos quando colocamos um filhote de cachorro acostumado a ser manuseado com nossas mãos em seu corpo.
Quanto à frequência dos exercícios, a consistência é a mais fundamental, mas que você também pode alternar exercícios a cada dia. “Para mim, o cenário perfeito seria fazê-las todos os dias - três ou quatro deles em um dia e depois três ou quatro exercícios diferentes em dias alternados, mas isso é um mundo ideal diferente da realidade da
maioria das pessoas.
Mas, realisticamente, se você puder fazer pelo menos três ou quatro deles consistentemente, pelo menos a cada dois dias, isso definitivamente seria benéfico. Menos que isso e você pode não ver realmente os benefícios. Lembre-se, eles também são ideais como parte de um período de aquecimento antes de um treinamento de desempenho para cães atletas e cães de trabalho! ”
Todos sabemos da grande dificuldade de colocarmos nossos cães em atividade, seja por dificuldade de sair a rua, nossa disponibilidade e falta de tempo, o próprio tempo (chuva) etc, riscos de assaltos, nossa própria saúde, etc.
Com toda esta dificuldade de exercitarmos nossos cães e a participação de veterinários de fisioterapia Petescadas desenvolveu uma linha de produtos específicos de exercício e fisioterapia, seja para recuperação de lesões como evitar lesões.
hoje existem aparelhos de fácil controle que funcionam como uma academia para cães
trilha uso externo
equipamento trilha para uso externo, em pátios ou condomínios
hoje os condomínios estão criando áreas especificas para cães brincarem e fazer exercícios
sem a necessidade de sair a rua
o mesmo equipamento pode ser usado na versão interna
a trilha é muito útil na recuperação física em fisioterapia
Atividade de fisioterapia- necessita o movimento e também não pode sair a rua
chuva, frio, facilita o contato do fisioterapeuta direto
simular obstaculo, rampa, escadas,
necessidade de alternas movimentos
controlar velocidade, sem agravar ....
A trilha é muito usada para criar circuitos com diversos exercícios
Academia completas
Petescadas tem academia completas para exercícios e fisioterapia
Trilhas, osciladores e pranchas
as peças compõe circuitos para variação de exercícios
a grande facilidade é o uso fácil, ocuparem pouco espaço e
grande resultado muscular e com regulagem de intensidade
oscilador de grande porte
Deslocamento De Peso em osciladores
Com o seu cão de pé em todos os quatro pés em uma superfície antiderrapante com você apoiando-o, comece a balançá-lo suavemente da esquerda para a direita. Você não deve agitar tanto o seu cão que ele tem que mover as pernas para recuperar o equilíbrio.
Inicialmente, apoie o seu cão enquanto você muda o centro do peso dele. Como seu cão ganha força e equilíbrio, ele será capaz de realizar esses exercícios com menos apoio. Depois de fazer o deslocamento de peso da esquerda para a direita, você pode fazer mudanças de peso para a frente e para trás na mesma sessão.
principio dos osciladores, desequilíbrio
onde surgiu os osciladores - Cães de trabalho precisavam de uma forma de se manter em forma em locais de neve e frio por meses, assim como cães,.......,
Os osciladores foram a forma econômica e de pouco espaço
para fortes resultados musculares e com controle de intensidade
prancha de oscilação cães pequenos
Com o seu cão em pé em todos os quatro pés em uma superfície antiderrapante com você apoiando-o, coloque os pés da frente em uma placa de oscilação de tamanho adequado. Inicie e suporte um movimento controlado de balanço das pernas dianteiras na placa. Inicialmente, apoie seu cão completamente durante este exercício. Como seu cão ganha força e equilíbrio, ele será capaz de realizar este exercício com menos apoio.
Como tem efeito das molas trás um resultado muscular de reação a seu próprio movimento
Com o seu cão em pé em todos os quatro pés em uma superfície antiderrapante com você apoiando-o, coloque os pés traseiros em uma placa de oscilação de tamanho adequado ou disco de equilíbrio. Inicie e suporte um movimento controlado de balanço das pernas traseiras na placa / disco. Inicialmente, apoie seu cão completamente durante este exercício. Como seu cão ganha força e equilíbrio, ele será capaz de realizar este exercício com menos apoio.
prancha de oscilação para cães grandes formato surf
comparando as duas prancha de surf
é como se o cão estivesse surfando e tendo que se equilibrar na prancha
ao menor movimento que faça a prancha desestabiliza o cão
as pranchas de surf com oscilação proporcionam um ar moderno e mais aconchegante
as clinicas veterinárias, fugindo do ar hospitalar
automatizando o processo e disponibilizando você para
uma grande vantagem dos osciladores é automatizar o processo, ou seja o próprio movimento do cão ao caminhar desestabiliza tanto a ponte pênsil quanto o oscilador
e obriga o cão a novo movimento de estabilização.
isso facilita em muito ao fisioterapeuta que tem maior foco em observar o cão e seus movimentos além de poder usar as mãos para guiar o cão e
controlar os movimentos
o próprio peso do corpo é o agente indutor de movimento
todo exercício funciona como remédio para o cão
desgaste emocional, acalma o cão
gasto calórico
dorme melhor
oscilador com ponte pênsil e rampas com amortecedores de abertura
a ponte pênsil é montada com oscilador, observe que não é necessário retirar a ponte pênsil agilizando os trabalhos.
é muito fácil de colocar em funcionamento, imagine um programa sequencial de tratamento com bolas de inflar, com cães com diferentes pesos e diferente momentos de recuperação isso teria que obrigar a inflar e desinflar para os diversos movimentos
No oscilador é muito fácil de regular a amplitude
a tecnologia é cada vez mais necessária como parte da evolução
wearable - o caminho futuro esta no uso de monitoração, verificadores de pressão e batimentos e equipamentos mais interativos em tempo real.
e as coisas estão mudando querendo ou não, é só vermos o que aconteceu com:
caixas eletrônicos
Netflix e TV aberta
Uber x Taxis
Airbnb x hotéis
internet e muitos outros
certamente os próximos passos da fisioterapia estará em:
automatizar movimento com movimentação motorizada
tomada de medição em tempo real
controles eletrônicos de intensidade de movimento ou resultado
é a tecnologia incentivando e monitorando seus praticantes e fisioterapeutas
caninos
foto de ilustração
Como exemplo este oscilador importado que custos ainda são proibitivos para os padrões Brasileiros de processo e valores de aquisição,.....
Petescadas produz alternativas econômicas para as diversas funções, e que sejam
possíveis e de fácil retorno em seu investimento
Nunca esqueça que seu bebe mesmo grande necessita de um descanso
Petescadas tem escadas e rampas para toda altura de cama
não tem limite de peso para cães
Os Exercícios complementares
Tudo deve ser feito de maneira controlada sob sua observação direta, garantindo que seu cão esteja em boa posição, não esteja se esforçando para fazer a atividade e não esteja mostrando nenhum sinal de dor durante ou após o período de exercício.
Bolinhos Para O Quadril
Com o seu cão de pé em todos os quatro pés, use um brinquedo para convencê-lo a virar o tronco para a direita, de modo que seu nariz atinja sua área sem mover os pés. Então faça a mesma coisa para a esquerda do cachorro. Mantenha para o cão segurar a posição por 20 a 30 segundos de cada vez, e faça 15 a 20 repetições para cada lado durante uma sessão.
Levantamento De Pernas
Com o seu cão de pé em todos os quatro pés em uma superfície antiderrapante com você apoiando-o, levante o membro posterior direito do solo por alguns segundos e, em seguida, coloque-o no chão para que seu cão esteja novamente em pé. Então, faça a mesma coisa com o membro dianteiro direito, depois com o membro dianteiro esquerdo, depois com o membro posterior esquerdo. Inicialmente, apoie seu cão enquanto você levanta cada membro. Como seu cão ganha força e equilíbrio, ele será capaz de realizar esses exercícios com menos apoio.
A caminhada controlada
é um estabilizador central muito eficaz, mas é importante entender que não é “tempo só de brincadeira” e deve ser controlado para ser eficaz para esse propósito. Um período de caminhada dedicado e focado ajudará seu cão a ganhar força, flexibilidade e resistência. Use uma coleira com rédea curta para manter o controle do seu cão em todos os momentos (arreios são preferidos sobre os colares de pescoço). Mudar o ritmo durante a caminhada e incluir declives e aclives são benéficos. Essas caminhadas podem durar o tempo que você quiser, desde que seu cão não resista à atividade ou mostre sinais de dor durante ou após o período de exercício.
tudo isso pode ser simulado na trilha da petescadas,
com a vantagem de poder executar com chuva ou sol e
a grande vantagem de não necessitar sair a rua
(colina, patamar, escada e túnel)
Passear com o seu cão em um padrão similar de figura em uma inclinação que tenha boa base é um grande exercício de fortalecimento do núcleo, bem como uma atividade de aquecimento ideal. Use uma coleira curta para manter o controle do seu cão em todos os momentos. Caminhe seu cão.
você deve alternar, subir pela rampa e descer pela escada com
subir pela escada e descer pela rampa.
A trilha foi projetada para que todo porte de cão possa usar e tem inclinação de
rampa perfil baixa inclinação o que facilita o uso e degraus menores que de humanos
na escada para facilitar para cães menores
vídeo rampa com túnel
muito fácil para uso, aquecimento em competição
recuperação em fisioterapia
fortalecimento muscular
treinamento de cães de trabalho
(exército, polícia, defesa cível, bombeiros, etc.)
muitos cães precisam exercícios adicionais, exemplo cães guia,
cães de busca e salvamento
Cruzando através de cones ajuda a melhorar o equilíbrio, função e força, bem como "memória muscular" para a função neurológica. Estes exercícios podem ser realizados colocando cones ou baldes em uma área nivelada que tenha boa base. Coloque cada um com aproximadamente um metro de distância. Passe o seu cão pelo percurso, tecendo em torno de cada cone / balde em um padrão.
Você pode incluir estes obstáculos a Trilha e aos osciladores
Cavalettis
Andar sobre as barras de Cavaletti ajuda a melhorar a força, a amplitude de movimento nas articulações, a flexibilidade, o equilíbrio e a “memória muscular” para a função neurológica.
Os obstáculos devem ser colocados para ser um comprimento da passada do seu cão. Ande com o seu cão através do curso, passando por cima de cada obstáculo. Percorra o curso de 4 a 5 vezes inicialmente e depois aumente para 20 a 30 repetições por sessão, conforme tolerado.
O aparelho de fisioterapia no modelo Indiana Jones tem também a opção de cavaletti .
com pouco espaço você tem mais um aparelho, com regulagem de altura da barra e regulagem de espaçamento da barra, isso proporciona além do cavaletti também o uso
como crawl militar
crawl militar , é um rastejo para cães já em estagio avançado
Natação
É importante lembrar que nadar para a estabilização e fortalecimento do núcleo não é “hora do recreio” - deve ser um exercício controlado, focalizado e monitorado por um período de tempo definido.
Piscinas, lagos ou lagoas são todos aceitáveis para a reabilitação de natação, desde que estejam limpos o suficiente para você e seu cão nadarem.
As seguintes “regras” devem ser seguidas:
Sempre esteja presente quando seu cachorro estiver nadando. Além disso, você pode querer considerar obter um colete salva-vidas canino, pelo menos inicialmente.
Tenha muito cuidado quando o seu cão entrar e sair da água; pode ser escorregadio!
Um deslizamento pode causar ferimentos.
Você deve estar lá para ajudar a apoiá-los toda vez que eles entram e saem da água.
Você pode considerar colocar uma esteira para que eles possam ter um bom equilíbrio na beira da água.
Não force o seu cão a nadar se estiver desconfortável com ele.
Como todos sabemos há anos, treinar a mente de um cão não é a única parte de um programa de treinamento - há também o aspecto de condicionamento físico. E é comum acelerar um programa de condicionamento na estação de trabalho de um cão, para ver os quilos acumulados desaparecer.
O condicionamento não é apenas cardiovascular, e não é apenas alcançado por correr, correr, correr. Condicionar o núcleo é feito em pequena escala, um pouco todos os dias, para não só ajudar a atingir esse desempenho máximo, mas talvez evitar uma lesão nos próximos anos.
whats 41 987269100
41 33727306
marsexto@terra.com.br