O segredo para um cão saudável é "O cão em movimento" desde bebe é uma frase curta, porém, muito expressiva:
"Raça, pois tudo depende da genética, alimente-se como se tudo dependesse da dieta e mantenha os cachorros como se tudo dependesse da atitude".
Para nós, a criação começa com o cuidado da cadela grávida. Estamos conscientes de que, sem uma boa saúde, e instintiva, a criação de cachorros saudáveis é impossível.
A cadela deve receber ajuda principalmente nos dias próximos do nascimento.
Não os deixamos fora da vista. Ao nascer, temos que ajudar a cadela.
As cadelas querem essa proximidade e também ajudarem sempre.
alimentação, é fundamental neste período........
se você optou por ter cria com seu cãozinho cuidados......
Cada gestação influencia no físico da cadela, e tem uma modificação importante em seu corpo, especialmente na dilatação como um frouxamento da barriga, esta musculatura se solta necessitando de recuperação física, esta distensão vai facilitar que a a coluna possa ser mais facilmente atingida, após o parto o fortalecimento muscular das mães é de vital importância. Esta musculatura não ira se recuperar por caminhadas,
vai necessitar exercícios em osciladores para poder retornar massa muscular.
Então, durante as primeiras 3 semanas, a principal ajuda deve garantir que o ambiente dos filhotes esteja seco e limpo. Os cachorros devem ser pesados diariamente, porque só então pode-se determinar se um cachorro precisa de um pouco mais de atenção.
Tudo o resto a cadela executa quase sozinha neste momento.
Importante é a partir da segunda semana a desparasitação regular dos cachorros.
Durante este período de bebês de 3 a 14 semanas de idade, o cão aprende a comunicação através do jogo da vida, primeiros contatos com pessoas, ouvindo o som de carros , motocicletas, sons altos e risos de crianças e outros animais
É muito importante se acostumar com vários estímulos, como o que se permite que o cão encontre as coisas sozinho.
Para viver com pessoas, vai aprender as regras da sociedade humana !
Para fazer isso, o cão ira aprender as regras da sociedade humana,
e aprenderemos a natureza social dos cães.
A curiosidade é melhor do que o cuidado e as experiências desta época de bebe são facilmente acostumadas a várias coisas que têm uma grande influência na vida inteira de um filhote de cachorro.
caixas de aventura são uma maneira ótima de aguçar a curiosidade dos filhotes
Eles são confrontados com novos incentivos ambientais, sensibilizando-os e incentivando-os.
A capacidade é a contrapartida para a mobilidade .
Um esporte para cães, que depende da paz e da serenidade, e não da velocidade.
E assim, o treinamento é adequado para todos os cães - do cachorrinho aos idosos para o cachorro perfeito.
a sociabilidade se processa enquanto brincam e se divertem com outros cães,
aprendendo felizes junto com o dono.
Para influenciar o sistema nervoso de forma otimizada, é necessário realizar os seguintes exercícios com cada cachorrinho:
Estimulação tátil do filhote
Segura o cachorrinho na mão e o toca com um cotonete de algodão entre as almofadas das patas.
A cabeça erguida
O cachorrinho é mantido verticalmente em ambas as mãos com a cabeça para cima e a rabinho para baixo.
Cabeça para baixo, Dirija o cachorro
Com as duas mãos, o cachorrinho fica seguro, o criador gira o cachorrinho verticalmente com a cabeça em direção ao chão, de modo que o rabinho aponte para cima.
Posição supino,
Segura o cachorrinho nas mãos com as costas nas palmas paralelas ao chão e o focinho aponta para cima.
Estimulação térmica
O cachorrinho é colocado com as quatro patas em uma área molhada, previamente esfriado na geladeira por pelo menos 5 minutos
Despertar do cheiro
Durante estas primeiras três semanas, o cachorro descobre as pessoas através do contato corporal que o "homem cheiro" é agradável para ele.
Através desta experiência, o cachorro cria autoconfiança e confiança para com o meio ambiente e as pessoas.
Descobrindo o mundo
Os cachorros devem ser livres de estresse e absolutamente sem pressão para diferentes dispositivos criados. Em regra, isso é feito pelos filhotes quando exploram o novo ambiente (explorando) por si mesmos.
Essas experiências serão lembradas positivamente pelo cachorrinho, e ele continuará a se desenvolver positivamente depois.
por isso é importante a segurança para evitar qualquer desconforto
são formas de brincar de forma coletiva em socialização
Exercícios para cães bebe e suas considerações
Estes exercícios devem ser realizados no início por um máximo de 3 segundos e estendidos para um máximo de 10 segundos.
Qual é o objetivo desses exercícios com os filhotes?
Com esses exercícios, o sistema nervoso dos cachorros será forçado a responder muito cedo ao estresse controlado, o que afeta a tolerância do filhote de cachorro ao estresse.
Benefícios desses exercícios com cachorros?
O objetivo desses exercícios é conseguir uma freqüência cardíaca melhorada e batimentos cardíacos mais fortes, glândulas adrenais mais fortes, aumento da tolerância ao estresse e melhor resistência a doenças. Ao desenvolver o programa criam as melhorias nas habilidades sociais dos cachorros. Observa-se que cães que foram estimulados em comparação com cães não estimulados quando na vida ativa posterior do cão responde melhor a abordagem exploratória e estímulos ambientais.
Contato com o homem
Proporcionar contato físico e estimulação de odores desconhecidos garantem um contato precoce com os humanos. O ideal é levar o filhote de cachorro a partir do terceiro dia a mantê-lo aquecido em nosso corpo.
Tudo isso vai influenciar na vida de uma cão, inicia um relacionamento saudável desde bebe, a forma que se cria vai gerar uma mensagem gravada de carinho.
Muitos contam que neste período e quando no colo do dono, tocam musicas suaves que levam o cão a um estagio de conforto e segurança, ao usar a musica repetidas vezes o
cão tende a associar esta mensagem de bebe para situações na vida adulta.
La na frente em idade adulta quando muito agitado, com insonia, com comportamento inadequado, ansiedade de separação, etc a mesma musica ira trazer ao
presente sentimento de conforto e carinho vividos na idade bebe
atuando como um estabilizador de humor e calmante.
Por que fazemos isso?
Com este "abraço", temos acesso ao cérebro ainda pequeno do cão. O cachorrinho sente o contato através de nós e percebe nosso cheiro. O objetivo deste exercício é dar ao cachorrinho a mesma segurança que lhe acompanha abraçando com seus irmãos e a mãe.
Estímulos ruído de luz
Com a abertura dos olhos para os filhotes começa uma curta fase de transição, que termina com a abertura completa dos bastões auditivos no final da terceira semana de vida. Quanto mais sentidos estão disponíveis, mais ativo o filhote de cachorro individualmente se torna.
Visão dos cachorros
Mesmo que os olhos estejam visivelmente abertos, a visão ainda é limitada e não será totalmente desenvolvida até o final da décima semana de vida. Os cachorros nascem com um sistema nervoso imaturo e agora dependem de estímulos ambientais externos.
Um estimulante interessante é deixar uma Tv ligada em desenho animado ou algum show como movimentos mas sem sons e bem colorido. As imagens em mudança fornecem diferentes estímulos de luz e cor. Os cães podem perceber cores, exceto vermelho e verde. Com exceção da "cegueira vermelho-verde", a visualização da cor dos cães é muito semelhante ao humano.
Competências auditivas dos cachorros
Nossos cães também podem ouvir música, especialmente música clássica depois de abrir o canal auditivo. A música clássica é uma boa ideia, já que a música clássica é particularmente adequada às necessidades dos cachorros sem a necessidade de dominá-los mudando constantemente os tempos e a alternância de elementos altos e silenciosos.
Conduzindo com os filhotes de cachorro com os adultos
Com os cachorros também a condução deve ser praticada regularmente. Apenas distâncias curtas, então vai crescendo com o aumento da idade.
Essas atividades como uma das pedras angulares de uma raça responsável de cães.
Uma frese para ser seguida
"Um jornal enrolado pode ser uma ferramenta útil quando você está usando o jornal corretamente, por exemplo, se o cão está mordendo algo ou estiver fazendo um pequeno Riozinho, use o jornal apenas se você não pode intervir no momento certo. Se você não cuidou de si mesmo, pegue o jornal, bata na sua cabeça seis vezes, repetindo a frase "Eu esqueci de cuidar de meu cachorro". Aplique esta técnica uma e outra vez de modo a ser condicionado para manter o seu cão em mente, o rolo do jornal deve ser usado exclusivamente para este propósito, assim que seu cachorro começar a
rir de você, elogie-o ".
John Ross & Barbara McKinney
Cada tipo de cão tem um período diferente de fechamento das epífises. Antes do fechamento das epífises, o condicionamento deve se restringir mais a brincadeiras e atividades voluntárias (corridas e caminhadas).
muitos proprietarios acretitam o Movimento na fase jivem, é o caminhar mas este caminhar não meche com todos os todos os grupos musculares.
algums acreditam que cães pequenos nem caminhar é preciso.
mas considerações são importantes
- Deficiência da raça
- Deficiência da linhagem
- Condições adquiridas pelo tempo
Toda raça tem suas características e com elas vem a parte boa e a parte ruim, muitos cães tem o perfil de seu corpo como característica de beleza, exemplo pata curta, corpo pesado para o tamanho da pata, corpo alongado, falta de capacidade respiratória por focinho curto, etc.
Sabendo desta característica devemos iniciar desde o começo a compensar estas deficiências, se seu cão tem corpo longo tem grande chance de ter lesão de coluna, o que podemos fazer é fortalecer a musculatura que sustenta a coluna,
usar escadas e rampas, evitar escorregões, etc..
Deficiência de linhagem, cães que tem lesões de linhagem também podem ser ajudadas
a vencer mais facilmente, o grande drama é que criadores tendem a esconder esta
hereditariedade
Muitas condições são adquiridas, a falta de uso de um grupo de músculos vai fazer ele definhar ou seja vai diminuir de tamanho, um segunda ocorrência é em função da massa muscular perdida pelo avanço da idade, a partir da meia idade a massa muscular vai diminuir
A solução para ambos os casos são o exercício para manter a massa muscular ativa e evitar as lesões previstas, só que só caminhar não vai atender esta necessidade, para quem poder nadar vai ajudar bastante mas nem todos os cães tem esta condição.
cachorro cansado é cachorro feliz
uso de osciladores
petescadas tem acadêmias completas para todo o tipo de exercício
pode ser usada em clínicas, clubes, condomínios, etc.
ampla gama de exercícios em ponte pênsil e osciladores de alta amplitude de movimento
e osciladores que cabem em sua sala, muito fácil de usar.
Degility- Acadêmia petescadas é regida pelo protocolo Degility de exercício para cães, onde todo fator de risco é eliminado, não há competição, não há vencer por ser mais rápido ou pular mais alto, mas vencer por concluir o circuito no tempo do cão e junto com seu dono.
Desta forma todo o cão pode usar a academia Petescadas, seja com lesão, seja idoso, seja obeso, etc, academia petescadas é muito usada como circuito de fisioterapia e aparelhos específicos para muito equilíbrio, propriocepção e ativação de core !!
veja abaixo videos de uso em Clinica de fisioterapia veterinária
passagem no oscilador tamanho grande, alta amplitude de movimento
Passagem pela ponte Pênsil
a difícil tarefa de fisioterapia para gatos
Cães grande porte
41 33727306