porquinho da india
O bicho é conhecido, mas poucos conhecem sua história.
Nossa primeira escada desenvolvida especialmente para um porquinho da Índia.
Ator principal - RABICÓ
O porquinho da índia é assim conhecido em todo o mundo mas seu nome foi erroneamente atribuído em função das navegações antigas.
Seu nome verdadeiro é o Cui.
Um erro de navegação gerou a interpretação do nome Porquinho-da-Índia.
No século XVI, quando os navegadores espanhóis buscavam uma nova rota para as Índias, em busca de tesouros e especiarias, aportaram por engano em terras sul-americanas, em local que mais exatamente é o atual Peru.
Após provarem "churrascos" de um certo animalzinho que os nativos conheciam por Cuí
(e assim o chamam até hoje por causa dos seus gritos curtos, semelhantes ao som emitido pelos porcos), simpatizaram com ele e o adotaram como mascote.
Voltaram para a Europa com vários deles e um nome equivocado: Porquinho-da-Índia.
Logo após a chegada à Espanha, os "Porquinhos-da-Índia" peruanos se transformaram em moda e se espalharam por toda a Europa, mas não mais como alimentação, como eram e ainda são utilizados no Peru, mas como animais de estimação.
Atualmente temos vários tipos de porquinhos da índia e a febre dos sem pelos.
Alguns simplesmente pela falta de pelos são vendidos por valores exorbitantes e com nomes dos mais variados e exóticos.
Cuidar destes animaizinhos requer cuidados especiais.
Os porquinhos precisam ser soltos sob supervisão para brincarem e se exercitarem fora da gaiola diariamente. A gaiola é pequena para porquinhos adultos e deve ser usada apenas para aloja-los por pouco tempo, quando não há ninguém para supervisiona-los e correm o risco de se ferir.
Devem ser mantidos em ambiente seco e ventilado evitando que se torne um ambiente úmido e capaz de concentrar o odor de amônia da urina que se torna tóxica para os animais.
Um porquinho da índia é um roedor e seus dentes e unhas vão crescer, seus dentes crescem continuamente, e devem ser motivados a se gastarem roendo.
Quando um porquinho-da-índia começa a saltar ou a se agitar, ele não está tendo uma convulsão. A agitação pode ser um sinal de felicidade ou de que ele precisa liberar energia, como fazem os gatos quando correm pela casa sem razão nenhuma.
Ele precisa brincar e ter espaço para movimentação.
Lembre-se sempre que porquinhos da índia tem medo de altura e podem se ferir gravemente se forem deixados sem supervisão em lugares altos ou se sofrerem queda mesmo do colo do dono.
Os porquinhos da índia tem uma relação tamanho de pata peso muito baixa,
ou seja pata curta e pequena para corpo longo e pesado.
lesão para eles é bastante muito fácil de ocorrer.
Por estarem sempre muito tempo em gaiolas necessitam de movimentos e exercícios especialmente a função de exercício na hora de recreação.....jamais coloque seu porquinho em rodas de hamsters para exercícios.
Eles não foram feitos para isso.
hamster
Em comparação com outros roedores, o porquinho da índia tem bem desenvolvido o sentido da visão. No entanto, o posicionamento dos olhos provoca neles algumas dificuldades para calcular distâncias.
Por isso, você deve ter muito cuidado para não o deixar em lugares altos, já que eles podem vir a ser machucar se saltarem.
como qualquer outro animalzinho tem um período de adaptação ao uso de um novo objeto, observe que ele cheira, inspeciona e depois começa o uso com mais soltura.
Porquinhos que tem dietas pobres e com deficiência de vitamina C são mais vulneráveis a quebra de dentes. Se o porquinho estiver saudável, o dente pode crescer novamente sem maiores problemas, e atingirá o tamanho normal em cerca de três semanas.
Petescadas desenvolveu um modelo especifico para porquinhos da índia de escadas e rampas, para acessos e locais para brincar.