escolhendo uma escada ortopédica
Escolher uma escada ou rampa ortopédica requer alguns cuidados para que não se transforme em um pesadelo, a escolha inadequada de uma escada de má qualidade irá afetar negativamente a saúde de seu bichinho.
Aspectos importantes a serem analisados, saúde atual, idade, porte,
espaço existente no ambiente, material e custo,
saúde atual - Meu cão não tem sinais de lesões, não há duvida que a repetição de saltos de cama e sofá é um dos maiores causadores de lesões graves.
idade, - meu cão é jovem, a lesão por repetição ocorre em todas as idades, cães mais jovens e mais idosos são mais predispostos a lesões.
porte, - meu cão é grande, cães grandes tem lesões graves até pelo próprio peso.
meu cão é muito pequeno, cães muito pequenos tem ossos finos e as alturas são enormes para eles, lesões para cães pequenos são mais graves do que cães grandes.
A crença de que cães grandes não se lesionam e não precisam de escadas
não se confirma, e a realidade são graves lesões, especialmente com
o avanço da idade o que ocorre muito rapidamente.
espaço existente no ambiente, - O espaço existente nos ambientes exerce grande influência na decisão da melhor escolha, rampas ocupam muito mais espaço que escadas
dimensional - As medidas de um item são fundamentais para o uso do produto, algumas medidas como a profundidade de uma escada pode determinar se ela funciona adequadamente ou não.
material - use materiais que sejam resistentes o suficiente mas que também sejam absorvedores de impacto, além de ser totalmente impermeáveis e estáveis.
veja como o cão esta desconfortável e a escada é instável porque é mole (espuma) e
o degrau é curto fazendo o cão subir de lado
custo - O custo é um dos itens mais relevantes, principalmente na caracterização dos benefícios que um produto pode proporcionar, um tratamento de lesão é imensamente superior ao custo de prevenção, sem falar no custo emocional.
Produto caro é aquele que não atende a quilo que se propõe.
No decorrer deste post vamos discorrer sobre os principais fatores que influenciam
na qualidade e eficiência de uma escada.
Vamos começar Conhecendo os perfis de inclinação, que determinam a eficiência de
uma rampa
Esta foto mostra alguns perfis das diferentes inclinações entre uma rampa,
uma escada e um escorregador. Uma rampa quanto mais comprida melhor e mais fácil de subir. A angulação vai determinar onde se enquadra e o
grau de dificuldade de subir, quanto mais inclinado mais difícil de subir.
Um dado importante é que se uma rampa for demasiadamente curta ficará muito inclinada
e ela será um escorregador e não uma rampa, sendo muito difícil
de usa-lá com eficiência, provocando excesso de esforço com lesões, mantendo as machucaduras ou fazendo o cão desistir de usar.
Um claro exemplo da dificuldade de subir esta rampa (na verdade é um escorregador)
A rampa esta muito curta para a altura que se deseja subir e o cão ira rejeitar a rampa.
outro exemplo com a dificuldade de usar a rampa por ter alta inclinação, e
ao usar forçará certamente as articulações e deixará de usa-lá.
O mesmo acontece com nos humanos tente subir uma rampa com alta inclinação.
este é um exemplo frequente de escadas e rampas feitas de tubinho, além de muito inclinadas são instáveis por ter pouco base de apoio ao solo, facilmente tombando e
provocando quedas
Diferenças de degraus para cães
Outro exemplo de um erro clássico, é uma escada pequena demais (altura baixa) que é colocada em uma cama alta,
o resultado é um degrau grande demais entre o degrau mais alto da escada e a cama.
Onde mesmo a escada sendo colocada em posição perpendicular a cama é muito difícil de usar, além de provocar lesões por esta diferença, é muito difícil de descer.
situação muito comum pois nos petshops em sua maioria só existem itens baixos
No exemplo acima também o material é inadequado, é madeira, é muito dura e não absorve nenhum impacto, além de ser extremamente pesada, necessitar pintura
e tem riscos de contaminantes como cupim.
Subir uma escada em direção a cama, estando a escada em posição perpendicular a cama
é sempre muito mais fácil. O ideal é que a diferença entre o degrau mais alto e a cama seja no máximo idêntica a altura dos demais degraus ou menor que estes. Colocar a escada perpendicular a cama ira exigir mais espaço no quarto, espaços este o que muitas vezes não existem
Na falta de espaço para colocar a escada em perpendicular ela deverá ser usada em paralelo a cama, o que obrigatoriamente faz com que o cão tenha
que fazer uma curva ao chegar ao topo da escada. Cães com lesões e problemas de coluna devem evitar o uso de escadas em paralelo a cama, para a coluna o melhor é usar rampas com patamar.
Rampas sempre são mais compridas que escadas para uma dada altura.
Uma rampa ideal tem um patamar no topo para o cão poder fazer a curva e uma baixa inclinação (minimo de duas vezes a altura (altura x 2) , o comprimento da base da rampa deve ser a altura a ser vencida vezes dois) e o patamar deve permitir ao cão fazer a curva com facilidade quanto maior o patamar mais confortável.
a largura também é um fator importante que deve seguir o porte do cão
e deixar confortável para o cão usar
Detalhes de uma rampa, a rampa ideal deve ter a parte inclinada (rampa) e um patamar, o patamar tem a função de auxilio, para o cão ao atingir o topo possa se transferir para a cama com minimo esforço e torção de coluna ou de suas articulações. O mesmo acontece no processo de descida.
Cães com lesão especialmente de coluna devem usar rampas
Dependendo do porte do cão e do espaço existente a rampa pode ter características especiais, a primeira é um degrau de entrada ( um pequeno degrau na base da rampa que tem a função de encurtar o comprimento da rampa mas sem afetar a inclinação).
Uma segunda característica é ampliar o patamar, o comprimento do patamar é aumentado para que o cão tenha mais facilidade na movimentação em direção a cama com menor torção de coluna.
A rampa com patamar é o item mais indicado pelos profissionais médicos veterinários por ser o item mais ortopédico, ideal para recuperação física e evitar lesões
Rampas sem patamar de transferência deve ser usada preferencialmente em perpendicular a cama, exemplo de rampa de grande porte, comprimento 1,92 metros largura 600
lembre-se quanto mais comprida a rampa menor é a inclinação e menor o efeito escorregador.
Rampas com guard rail, são rampas com um protetor lateral, obrigatoriamente usada em casos de cães deficiência visual, cães que competem entre si se empurrando para subir ou cães com lesões que dificultam o equilíbrio.
Guard rails, podem ser colocados em um ou em dois lados da rampa
Cães muito pequenos também tem que ter uma atenção especial.
Podem se lesionar muito facilmente, as rampas não devem ter degrau de entrada
e escadas podem ser necessário diminuir a altura do degrau e como consequência maior número de degraus se faz necessário.
rampas e escadas para micro cães
rampa com guard rail cães pequenos porte
escadas cães pequenos porte degrau baixo
Cães muito pequenos maior cuidado pela grande facilidade de lesões.
Para cães muito pequenos normalmente não se usa degrau de entrada e sendo rampas para uso em paralelo patamares são altamente recomendáveis.
cuidado com a profundidade de degrau, degraus curtos fazem o cão andar de lado
e pular da metade do caminho e com isso termina por não ter o
beneficio de usar uma escada
Materiais moles com espuma/esponja terminam por afundar perto das bordas fazendo o cão cair e fatalmente leva a uma lesão
O ciclo de vida dos cães,
júnior/bebe, adulto, sênior e ancião
Temos que ter em mente o ciclo de vida de nosso cão, no inicio como filhote, suas fragilidades, um segundo estagio como adulto, uma idade sênior e a idade Geriátrica. Em cada fase deste ciclo nosso cãozinho terá necessidades muito diferente.
As dificuldades quando muito pequeno, podem tornar a aparecer em uma idade geriátrica, onde talvez não consiga mais subir escadas e necessitara rampas para isso.
Seu perfil, ganho de peso, repetição de salto, irão afetar o dia a dia de seu cão adulto.
A idade sênior não é uma má noticia, é algo bom que o ciclo da vida nos proporciona, junto vem algumas novas necessidades, dificuldade de locomoção, aumento no risco de lesões, doenças da idade, diminuição das capacidades, tentar proporcionar uma idade sênior melhor faz parte da função do tutor de um cão.
Já evitar que tenha lesões é algo para agora.
Perfil de raças- Algumas raças e em especial cães como o Daschund, que tem características físicas bem especificas como pernas curtas e corpos alongados devem obrigatoriamente usar rampas.
Outras raças que tem características de peso em relação as patas também devem usar, tais como PUG, buldog, boxer, cães muito obesos.
além das características naturais das raças que apresentam item de risco como patas curtas temos os riscos do individuo, mas o que são itens do individuo?
Todos os cães tem um padrão da raça, mas no mundo real
os cães são diferentes deste padrão
dentre os itens mais visíveis, estão, conformação de patas, tortuosidade de coluna,
má formação de dentição, sobreposição de pele, osso finos, etc
estas diferenças terminam por criar novos riscos ao cão
cabe ao seu proprietário observar e conhecer seu cão criando condições de uma vida saudável
observe atentamente este cão, mesmo tendo um visual atraente tem características
determinantes como pata curta e coluna torta
Não coloque seu cão em risco
Rampas para sofá também podem ser construídas com degraus de entrada, mantendo a inclinação mas com um comprimento menor.
Características de uma boa escada e ou rampa Ortopédica
- Baixo peso para fácil transporte ou movimentação
- Material de revestimento impermeável
- fácil de lavar, não é tecido lavável é revestimento
- comprimento (profundidade) mínimo de degraus de 22 centímetros, escadas com menos de 20 centímetros são rejeitadas pela maioria dos cães
- largura compatível com o porte do cão
- material que não escorregue, não seja muito mole nem duro
- durabilidade alta e estável
- excelente custo beneficio
- dimensional adequado para a altura da cama ou sofá
Alguns que fabricam escadas, que tão somente olham a questão comercial sem se importar
com os a saúde dos cães, insistem em vender escadas diminuindo a profundidade dos degraus tentando iludir os clientes pois a altura é mantida, com isso diminui o comprimento e vende a um preço supostamente mais barata. Não caia nesta ilusão.
Outro detalhe importante é os fabricantes que determinam um peso para o cão poder usar uma escada, exemplo até 10 kilos e até 20 kilos, esses produtos são feitos de espuma de colchão antigo, aqueles que em pouco tempo afundam no meio e perdem a consistência como os antigos colchões.
alguns inclusive aproveitam material(espuma) de colchão usado
Imagina para cães mais pesadinhos ou de maior porte, além de causar lesões aos cães ao pisar perto da borda por afundamento.
Petescadas atende qualquer peso de cão e é feita para durar todo o ciclo de vida do cão.
Veja que o cão afunda no colchão mas não afunda na petescadas, mesmo a Petescadas sendo absorvedora de impacto e muito durável
Escadas de montar não são estáveis pois tem pesinhos altamente escorregadios no piso e extremamente instáveis por baixa área de atrito no chão.
A lesão é só uma questão de tempo.
Acabamentos, capas, etc que não são impermeáveis são absorvedores de líquidos e sujidades, este absorção leva a formação de cultura de bactérias e consequente formação de cheiros e contaminação de lençóis, fronhas, cobertores, famosos paninhos, etc. Tecidos, pelúcias, camurças, etc nem pensar, são altamente absorventes.
Alguns chegam a vender a capa sobressalente na própria venda da escada, é mais ou menos assim ele vende o almoço e o anti acido junto.
Uma das principais características de uma boa escada ou rampa é a capacidade de absorver impacto sem afundar, materiais muito moles (escadas feitas de esponja) terminam por perder sua capacidade de absorver impacto muito rapidamente (igual aos antigos colchões de espuma que perdem sua capacidade de retornar a medida de elasticidade).
Existe um grande risco de lesão ao usar uma escada destes materiais, pois ao pisar perto da borda não tem consistência para manter o animal e termina por provocar uma torção e leão grave. O pior é que nos primeiros dias a espuma parece que funciona, e a lesão só vai aparecer dias a frente quando você menos espera.
Nossas escadas e rampas estão aptas a serem usadas por qualquer peso de cães e manter sua capacidade de absorver impacto. Quanto maior o cão mais larga deve ser a escada ou rampa para maior conforto.
Exemplos de escolhas inadequadas de escadas para a altura de cama
escada pequena para a altura da cama
Lembre-se tanto escadas quanto rampas, devem ter sua altura o mais próximo da altura da cama. E nunca como as duas fotos acima onde a diferença entre elas é grande demais, praticamente inviabilizando seu uso.
Abaixo temos exemplos de uso correto.
a escada fica abaixo da altura da cama em uma medida menor que a altura de um degrau
isso facilita muito para o cão, especialmente se tiver alguma lesão
Mais exemplos de como não usar eficientemente uma escada
altura entre a escada e a altura da cama incompatível
degraus muito estreitos veja como o cão esta temeroso ao usar pois esta com o corpo encolhido, certamente vai terminar pulando
cama alta para escada baixa
Petescadas tem escadas e rampa ortopédicas para todas as alturas e porte de cães
41 33727306
petescadas@gmail.com
Veja também - http://www.petescadas.com.br/2014/08/rampa-para-caes-subir-em-veiculos.html#.U_AMK-NdWSo