Dicas de Como cuidar do megaesôfago
Você ganhou aquele cãozinho e ele veio para sua casa e você cheio de alegria e feliz, quando percebe que ele passa a ter constantemente uma reação semelhante a regurgitar ou vomito.
O vomito exige uma contração muscular no estômago, mas o que esta acontecendo com este cãozinho não tem esta contração, o seu cão esta com uma função que ocorre espontaneamente onde existe um retorno do alimento.
E este retorno é extremamente perigoso para o cãozinho, pois em grande número de vezes durante o retorno do alimento ou parte dele tende a ser sorvida para os pulmões provocando uma pneumonia, que muitas vezes pode ser fatal.
A participação de seu veterinário é fundamental para a identificação correta que realmente é uma doença chamada megaesôfago (que não tem cura conhecida).
Este diagnóstico requer exames clínicos e de laboratório para identificar um quadro de diagnóstico de megaesôfago correto. O tratamento já quando em quadro de pneumonia requer o cuidado quase como uma UTI para a cura da pneumonia e requer a presença do veterinário, na indicação do tratamento e na execução dele, que quase na sua totalidade requer internação.
Muitos cães mesmo já com idade adulta passam a apresentar o megaesôfago, características hereditários trazem consigo esta doença e passam a apresentar os sintomas e necessitam de muito cuidado.
Um cão com megaesôfago não poderá sobreviver sozinho, ele necessitará permanecer na posição vertical até que a digestão se realize, se ficar em posição horizontal o alimento vai retornar e passa a correr os riscos da pneumonia.
Casos extremamente graves podem ser necessário ser alimentados por sonda. Mas não há nenhuma razão para que o cão não seja atendido, e o melhor tratamento é a dedicação.
Para manter o seu cão na posição vertical o melhor tratamento e único é o amor, não importa se você tem condições financeiras ou não de comprar equipamentos, você pode dar atenção e carinho e bem cuidar de seu cãozinho, amarre ele a uma poltrona, a uma caixa velha de legumes, não importa no que, mas o cuidado e o carinho é que mantém ele vivo.
mas se puder compre uma cadeira própria para seu cão
Cada cão tem suas condições que são únicas, o cão pode ter uma crise, pode melhorar ao longo do tempo, a gravidade do seu caso pode não ser tão intenso, etc .
Cada caso é um caso, a assim deve ser tratado.
O importante é que é possível permitir que ele sobreviva, e sabemos que muitas vezes as pessoas não tem o tempo necessário para cuidar seu cão, mas certamente uma maneira haverá de ser encontrada para este cuidado.
Petescadas tem recebido inúmeros contatos para ajudar neste tratamentos, e temos recebido contatos de caso de cães que pelo seu peso é quase impossível segurá-los (caso recente de um cão com 80 kilos) até casos de micros com pesos abaixo de 2 kilos.
Segurar um cão maior em todas as refeições é bastante desgastante, o contato com o pelo por longo período ajuda a esquentar, o peso cansa, o cão força para sair da posição, você tem outras tarefas e atribuições, a campainha toca, o carteiro chega, tudo parece que acontece justamente nesta hora. Lembre o cão tem necessidade de se alimentar em posição vertical e permanecer na posição até a completa digestão.
Nos fabricamos cadeiras para megaesôfago sempre sob encomenda e com medidas únicas para este cão e com dois modelos para alimentação ou pós alimentação.
1- situação 1 - Pós alimentação
O cão é alimentado pelo humano e somente depois é colocado na cadeira para aguardar a digestão, deverá ficar na posição vertical até a conclusão da digestão
2- situação 2 - De alimentação e permanência
O cão vai se alimentar sentado na cadeira e ali ficará até a realização da digestão.
Seu pote vai ficar a sua frente para a alimentação
Cada caso requer um estudo e avaliação de medidas, do peso, da saúde do cão, como as pessoas da casa vão se relacionar com o cão e com as suas novas necessidades.
Acostumar seu cão que ele deverá ficar sentado e relativamente quieto por períodos até maiores de 30 minutos não é uma tarefa muito fácil, as pessoas que tem usado um pequenos despertador acoplado a cadeira para poder controlar o tempo que seu cão esta na cadeira, tem relatado que é mais fácil pois se pode culpar o despertador para não se permitir soltar o cão antecipadamente e acostumar o seu cão que ele só vai sair após o toque do despertador.
Seu cão vai pedir para sair, tenha certeza que sim, acostumar será uma grande tarefa.
Não ceder é difícil mas mais do que nunca necessário.
Esboço de um projeto
Projeto final já realizado
Projeto com controlador de tempo (despertador)
Casos específicos
Meu cão com megaesôfago poderá se alimentar sozinho?
Na maioria dos casos não. Mas existem muitos casos de baixa severidade que o facilitador de alimentação (elevado e inclinado) já são suficientes para o cão poder se alimentar e não ter o retorno do alimento mas não em casos de megaesôfago.
e sim de outras lesões de garganta ou esôfago
Jamais coloque água ou comida no nível do solo para um cão com megaesôfago ou com indicio de megaesôfago.
Petescadas projeta e produz também comedores elevados e inclinados para a correta alimentação. Cada modelo é feito para um cão especifico, altura de patas, ângulo de inclinação, altura de degrau, tudo tem que ser pensado.
A alimentação de um cão com megaesôfago deve ser o máximo possível facilitada, cada cão requer detalhes seja pelo porte, peso, saúde, dentição, idade, etc. Uma dieta especial é requerida, amolecer alimentos, alimentos mais pastosos, mais fáceis de engolir com menor necessidade de mastigação, mais facilmente digeríveis, etc.
A cadeira e a posição vertical é obrigatória
,
Cama Inclinada para cães com megaesôfago
A cama inclinada é um grande conforto para os cães com severos sintomas como refluxo e azia. Dormem melhor e assim tem uma facilidade melhor de conviver com a doença
Design de cadeira de megaesôfago
Modelos especiais, buscando sempre um formato que não seja agressivo ao ambiente, para que se evite que se coloque em áreas de serviço, etc. Enfim longe das pessoas e o cão seja obrigado a ficar sozinho neste local até fazer a total digestão.
Cadeira pós alimentação
O projeto deve prever ajustes e regulagens nas dimensões, durante o tratamento existe uma flutuação no peso do cão que devera ser compensado com a regulagem lateral, mantendo uma certa medida justa ao corpo do animal, mas mantendo mesmo assim muito confortável.
exemplos de variação de tamanhos conforme porte dos cães
cama elevada anti refluxo e suco gástrico
cadeira pós alimentação
cadeira pós alimentação
41 32735788
deixe seus dados a qualquer hora (24 horas)
que retornamos
41 33727306