Condicionamento clássico afeta o comportamento, alterando o estímulo subjacente associado com uma resposta natural, enquanto o condicionamento operante premia um comportamento desejado, aumentando as chances de que o comportamento irá ocorrer novamente no futuro.
Estas duas abordagens podem ser usadas num sistema de reforço positivo. Ao emparelhar recompensas e as consequências positivas com um estímulo, como dar algo de alto valor para um cão cada vez que vê um outro cão, quando antes ele ficava inseguro, um treinador pode mudar a resposta do cão de medo ou agressão à antecipação alegre cada vez que vê esse cão em particular. Esta mudança de estímulo faz com que a mudança de comportamento desejado no cão - digamos, de latindo para o outro cão a sentar-se pacificamente ao lado de seu dono.
Por que a punição é mais um problema do que uma solução?
A ciência mostra que para a efetiva mudança de comportamento, tem de haver alguma motivação para a mudança. A punição é muitas vezes um motivador de escolha para os formadores tradicionais. Infelizmente, na maioria das vezes usando a punição só premia o cão, porque é uma saída para a frustração. Punição pode rapidamente sair do controle e não há uma linha tênue entre punição e abuso.
A punição nunca vai mudar o comportamento do seu animal de estimação da forma desejada. Muitas vezes o animal não vai entender o porque ele está sendo punido e irá associar outras coisas com a punição, muito diferente do que o que se pretendia.
Isso pode dificultar a ligação entre animais e as pessoas, como exemplo o proprietário é percebido pelo cão como alguém que é "inseguro." Como resultado, o cão vai se intimidar com medo do proprietário.
Quando os cães são punidos, eles também começam a associar certas situações com algo que eles não gostam, nesta situação, um cão pode apresentar aumento da agressividade. Isto pode ser visto em cães que são puxados em sua coleira com pinos quando ele puxa/esticar para um outro cão em uma caminhada, eventualmente, o cão começa a sua reação a latir quando vê um outro cão, porque a visão de um outro cão significa que ele vai ser punido, ele já se antecipa a punição ou sofrimento.
Os cães que são punidos podem inibir temporariamente o seu comportamento, a fim de evitar a punição, mas eles não aprendem um melhor comportamento e tem lugar o comportamento indesejado. No longo prazo, tanto o comportamento antigo volta novamente ou outros comportamentos indesejados tomam seu lugar. A fim de mudar o comportamento de um cão com o modelo punição, a punição tende a ser aumenta de intensidade com o tempo, porque os cães crescem insensíveis a ela. Os cães que são treinados usando métodos de punição também adquirem um aumento da agressividade e maior tendência a morder, o que pode torná-los um perigo para crianças ou adultos desconhecidos.
Por que o reforço positivo para cães é preferível?
Castigo não é um método que pode ser usado por toda a família, que transporta um grande risco tanto a família como aos animais de estimação. Treinamento de reforço positivo, por outro lado, é algo que toda a família pode estar envolvida, desde crianças a idosos.
Usando recompensas não requer o uso da força, ele simplesmente requer criatividade. Escolha o comportamento que você quer para reforçar o comportamento indesejado e o que você quer que ele substitua, como fazer o seu cão sentar e aguardar em vez de pedir à mesa, e use a recompensa para obter do seu cão o comportamento aceitável.
Isto irá aumentar a probabilidade do comportamento desejável recorrente, ao passo que o comportamento indesejado pare.
Com a formação baseada na recompensa, você vai substituir o medo e a inibição do que é aprendido com treinamento por punição para um comportamento de confiança e alegria.
Treinamento baseado em recompensa é cientificamente sólido para a mudança de comportamento duradouro e proporciona uma linguagem comum entre animais de estimação e pessoas que aprofunda o vínculo humano-animal.
Com a evolução das relações ocorre a interação, onde ambos já se conhecem chegando até a comportamentos esperados mas que nunca antes foram treinados ou aprendidos.