Você já se perguntou como os cães podem andar descalços na neve?
Agora um cientista japonês pode ter a resposta - um sistema de aquecimento interno central.
O segredo está em como os cães circulam o seu sangue para evitar que superfícies frias ataquem as extremidades do resto de seus corpos, de acordo com HiroyoshiNinomiya, professor da Universidade Yamazaki Gakuen, a oeste de Tóquio.
O sistema usa o sangue quente e oxigenado para aquecer o sangue frio que tem estado em contato com uma superfície fria antes de devolvê-lo ao coração do cão e da circulação central.
"Cães têm troca de calor no fim de suas pernas. O sangue arterial flui para o fim de suas pernas e, em seguida, aquece o sangue venoso antes de retornar para o coração ", disse Ninomiya de suas descobertas, publicadas na revista Veterinary Dermatology.
"Em outras palavras, eles têm um sistema de troca de calor em seus pés."
Ninomiya estudando a perna de um cão preservada, sob um microscópio eletrônico descobriram que, devido à proximidade das artérias e veias na almofada da pata, o calor no sangue transportado do coração para as artérias é facilmente conduzido para o sangue nas veias que esta frio.
Esta transferência de calor mantém uma temperatura constante na pata, mesmo quando expostos a condições extremamente frias.
Os cães não são os únicos a ter este tipo de sistema de troca de calor, que é compartilhada por outros animais, como golfinhos, disse Ninomiya.
Mas nem todos os cães prosperam no frio, devido ao refinamento efetuado por criadores que procuram características específicas, "Os cães evoluíram dos lobos, e assim eles ainda têm alguma base na ascendência restante", disse ele.
"Mas isso não significa que se deve sempre ir e arrastar na neve nossos cães o tempo todo. Existem muitas variedades de cães hoje em dia que não são capazes de suportar o frio. "
41 33727306
petescadas@gmail.com